Exposição e Lançamento do Livro "Cozinha dos Quilombos - Sabores, territórios e memórias"

20/08/2016 12:00

PROJETO SABERES E SABORES traz à Campinas a Exposição fotográfica do livro “A Cozinha dos Quilombos: sabores, territórios e memórias”, que entra em turnê pelo Brasil, com sua primeira parada em nossa cidade.

Sobre o Projeto Saberes e Sabores:
O Projeto Saberes e Sabores foi elaborado durante o ano de 2013 e iniciou as atividades em janeiro de 2014, com recursos do Programa de Ação Cultural – ProAC da Secretaria de Estado da Cultura – SP. O objetivo principal era, e continua sendo, o resgate e a transmissão de saberes, conhecimentos, referências, práticas e simbologias da cultura negra através da gastronomia afro-brasileira e africana.
A ação do Projeto não se restringe apenas em oferecer pratos típicos dessas culinárias, mas também desenvolver, e apoiar, pesquisas e estudos sobre os mais amplos elementos dessas tradições culinárias, realizar oficinas, palestras, seminários, feiras e festivais gastronômicos voltados para o resgate de uma tradição que, para além dos quase 500 anos de sua reelaboração na Terra Brasilis, bebe, sobretudo, na fonte milenar da negra África, além das contribuições indígena e europeia.
Desde o final de 2015 o Projeto está sediado no Espaço Cultural de Culinária Afro-brasileira e Africana – Saberes e Sabores, ou simplesmente, Espaço Saberes e Sabores, localizado na Vila Industrial. Dispondo, a partir de então, de um abrigo físico para o conhecimento, informação e formação sobre a Culinária Afro-brasileira e Africana, ela passou a ser apresentada em diferentes contextos sociais e culturais, através de exposições, oficinas, cursos e contatos gastronômicos a partir de um cardápio variado e sempre renovado.
O visitante é situado nos temas históricos, econômicos, culturais e sociais formadores dos sistemas alimentares afro-brasileiros e africanos, de forma ampla, desde o conhecimento dos ingredientes, das tecnologias de preparo, dos utensílios, das maneiras de servir e dos rituais de comer e beber, até a experiência sensorial concreta provocada pelas refeições e bebidas que são servidas em cada evento lá realizado, sempre acompanhadas de boa música compromissada com a proposta do espaço.
O Espaço Saberes e Sabores não é um restaurante, mas oferece o que há de melhor na Culinária Afro-brasileira e Africana. Não é um Museu, mas conta muita história. Não é uma escola, mas ninguém que coloca o pé no singelo quintal da Vila Industrial sai de lá sem conhecer, mesmo que um pouco, de nossa rica e saborosa cultura.

Sobre a Exposição fotográfica do livro “A Cozinha dos Quilombos: sabores, territórios e memórias”:

A Exposição, assim como o livro “A Cozinha dos Quilombos” são resultados de um Projeto de Pesquisa desenvolvido pelo Instituto Dagaz, que mapeou e visitou 29 Comunidades Quilombolas no Estado do Rio de Janeiro, identificando histórias, costumes e suas culturas culinárias. Os Quilombos, conhecidos por abrigar os escravos refugiados no período colonial, se originaram em locais escondidos e fortificados, no qual os negros viviam de acordo com a cultura africana. Nessa época, o Brasil abrangeu centenas de quilombos, sobretudo, nos estados da Bahia, Pernambuco, Goiás e Alagoas. Ainda ativas por se localizarem em territórios afastados, as comunidades remanescentes tem presença resistente, também, no Rio de Janeiro.

A exposição que será apresentada em Campinas é fruto do Prêmio Ponto de Memória do Ministério da Cultura em conjunto ao Instituto Brasileiro de Museus (IBAM), que contempla um site do projeto e honrou o Instituto no final de 2014.

O visitante que for à exposição irá conhecer um pouco da história e memória das comunidades mapeadas.

A mostra irá contemplar as obras dos fotógrafos Davy Alexandrisky, Wallace Feitosa e Lidiane Camillo.

Fotografando há 48 anos, Davy Alexandrisky, já trabalhou com publicidade tendo como clientes grandes marcas do mercado, foi professor de fotografia em universidades brasileiras, fotografou em países como Argentina e Itália, já atuou como produtor e diretor de vídeos autorais, institucionais e documentários, além de projetos como “Quilindo Quilombo”.

Segundo Davy, o prazer da experiência foi maior que o desafio de fotografar os Quilombos. “Traduzir em imagens os sabores e gostos da culinária quilombola, foi um prazer e uma experiência indizível. Foram 40 duros dias de trabalhos e centenas de quilômetros rodados nas estradas do estado, visitando os Quilombos, ouvindo muitas estórias e comendo muito bem”, conta.

Para a presidente do Instituto Dagaz, Marinêz Fernandes, livro “A Cozinha dos Quilombos” é um passo importante para o registro da cultura afro-brasileira e seu reconhecimento. “O livro traz relatos e fotos dos pratos tradicionais das comunidades quilombolas que foram mapeadas e ainda revelou uma forma diferente de manifestar sua cultura, afetos e chamar atenção para questões sociais que ainda permeiam seu território, através da sua culinária”, explica Marinêz.

O Projeto também foi impulsionado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro e obteve patrocínio da Concessionária de Energia Light. Além disso, em 2015, o livro também recebeu o prêmio de Cultura Afro-Fluminense promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR-PR).

Sobre o Evento:

Programação

1- Abertura da Exposição fotográfica do livro “A Cozinha dos Quilombos: sabores, territórios e memórias”;
2- Apresentação, pelas responsáveis do Instituto Dagaz, sobre o Projeto de Pesquisa e o livro “A Cozinha dos Quilombos: sabores, territórios e memórias”;
3- Almoço com pratos da Culinária Quilombola (receitas registradas no livro);
4- Apresentações Culturais, como a Comunidade Jongo Dito Ribeiro.

Data: 20 de agosto de 2016
Horário: a partir das 12h
Local: Espaço Saberes e Sabores – Rua Garça, 43 – Vila Industrial – Campinas/SP

Contatos:

Projeto Saberes e Sabores (Campinas) – Marcelo Reis (19) 99543-1772

Instituto Dagaz (Volta Redonda) – Comunicação (24) 3342-7163/ Amanda Nonato (24) 9 9902-9263

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto